Nós não precisamos obedecer aos mandamentos de Jesus para sermos salvos. Não precisamos ir à igreja para sermos salvos. Não precisamos evitar o pecado para sermos salvos. Porque a salvação não é pelas obras, mas sim pela fé em Jesus Cristo.
Deus nos ama, não porque merecemos. Deus nos ama porque Ele decidiu nos amar, mesmo sabendo quem somos. E Ele só deixaria de nos amar se mudasse de ideia, mas sabemos que Deus não volta atrás. Não há nada que possamos fazer para aumentar o amor de Deus por nós, da mesma forma que não há nada que possamos fazer para diminuir esse amor. Deus não exige obediência para nos aceitar. Não precisamos seguir regras bíblicas para sermos aceitos por Deus.
Jesus disse: “Quem me ama, obedece aos meus mandamentos”.
Portanto, entendemos que a obediência não é mais por obrigação ou necessidade, mas por amor. A obediência não está ligada à necessidade de salvação. Não obedecemos para sermos aceitos por Deus. Obedecer a Jesus com a intenção de ser salvo não faz mais sentido.
Se escolhemos seguir os mandamentos de Jesus, que seja por amor, não para tentar nos justificar, garantir salvação ou evitar condenação, pois não precisamos mais disso, afinal, a salvação é pela graça, é um presente de Deus para todo aquele que crê. Obedecer buscando aceitação ou tentando merecer o céu é perda de tempo. A única razão verdadeira para obedecer a Jesus deve ser o amor que temos por Ele.
"Salvação sem Obediência" foi escrito por Joe Amaral em Junho de 2025